Fonte: Canaltech

Você já deve ter reparado que alguns computadores contam com fita isolante na região da webcam. Será que há algum fundamento para obstruir propositadamente uma região da máquina? Quando isso se tornou “comum”? E, no fim das contas, faz algum sentido?

Vamos falar sobre isso nas próximas linhas.

Tio Zuck e Black Mirror

Pessoas cobrem a webcam da máquina há bastante tempo, e cada um tem uma justificativa particular. Mas dois acontecimentos ocorridos há pouco tempo intensificaram essa prática.

O primeiro é o episódio três da terceira temporada (Shut Up and Dance) da série Black Mirror, onde um garoto é obrigado a fazer algumas “tarefas”, por assim dizer, pois foi pego fazendo algo (que não vamos explorar aqui) na webcam de sua máquina. Seu computador foi invadido, é claro, e Kenny nem percebeu. No fim das contas, é um episódio que levantou a atenção para o fato de que a webcam pode estar nos filmando sem que percebamos.

Ver as imagens

O outro acontecimento é uma foto de Mark Zuckerberg mostrando que ele cobria a webcam e o microfone do próprio computador. Certamente isso levanta a questão: o dono do Facebook (e Instagram, e WhatsApp…), e programador experiente, não confia no próprio computador? Quem sou eu para confiar no meu?

Webcams são seguras?

Os casos que mostramos acima não são, naturalmente, os únicos que motivam pessoas a cobrirem suas webcams. Independentemente do motivo, porém, o fato é que há uma desconfiança sobre o nível de segurança delas. Estamos seguros ou não? Em teoria, se a webcam está ativa, um LED fica ligado para informar o usuário do seu funcionamento. Mas isso sempre acontece?

Ver as imagens

“A webcam do meu notebook tem uma qualidade fantástica” – frase dita por absolutamente ninguém.

A verdade é que há casos registrados de webcams ligadas por invasores que não ativaram o LED, e não são poucos. Como qualquer sistema, as câmeras não são 100% seguras, e como é uma situação impossível, pessoas continuarão bloqueando suas webcams.

Outro ponto importante de se considerar: qual foi a última vez que você usou sua webcam? Como são reconhecidas pela péssima qualidade de imagens (que parecem ser propositalmente ruins), muitos acabam não sentindo falta delas, de qualquer forma.

Conclusão

Nossa ideia aqui é reunir os principais motivos apontados por pessoas próximas a nós para bloquear a webcam, já que muitos realmente não veem motivo para tal. A verdade, porém, é que cada um tem uma motivação diferente.

E você, usa fita para bloquear a webcam ou conhece alguém que faz isso? Conte para nós o motivo!

Fonte: Canaltech

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, deixar cometário.
por favor, digite o seu nome