Das quatro universidades maranhenses avaliadas, a UFMA é a única que obteve a nota 4, ficando à frente de outras 28 instituições analisadas pelo MEC.

Foto: Reprodução

Durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na manhã de segunda-feira, 27, o procurador educacional institucional da Universidade Federal do Maranhão, Romildo Sampaio, revelou uma notícia significativa para a instituição: no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um dos mais importantes indicadores de qualidade que avalia as instituições de educação superior do Brasil, a UFMA subiu sua nota de 3 (Bom) para 4 (Muito Bom), em uma escala de 1 a 5, a melhor marca da universidade, desde que o Ministério da Educação adotou o cálculo do IGC, em 2007. Das quatro universidades maranhenses avaliadas, a UFMA é a única que obteve a nota 4, ficando à frente de outras 28 instituições analisadas pelo MEC.

Romildo Sampaio ressaltou que a nota 4 reflete as ações realizadas na melhoria contínua de todos os cursos da UFMA, inclusive na pós-graduação, um dos aspectos de destaque por recentes avaliações da Capes.

“Após termos 100 por cento dos cursos bem avaliados no Enade, tivemos a satisfação de sabermos que a UFMA passou da nota 3 para a nota 4, quando o MEC divulgou o CPC, que é o principal indicador de qualidade de cursos e utilizado para fins da regulação, e o IGC que é o indicador de qualidade das instituições, que junta o CPC mais as notas dos programas de mestrado e doutorado. É bom a gente também ressaltar que outro fator positivo é que recebemos as notas da Capes e percebemos que tivemos uma melhoria dos nossos cursos de pós-graduação strictu sensu, o que influencia no nosso resultado do IGC. Então, tanto a graduação quanto a pós-graduação contribuíram para o nosso conceito ‘Muito Bom’”, explicou o procurador educacional institucional.

A reitora Nair Portela comemorou o resultado, destacando o trabalho realizado por vários setores ao longo dos anos: “É extremamente importante esse resultado, que coloca a universidade como a melhor instituição de ensino superior do Maranhão. Temos trabalhado na qualificação dos cursos e essa nota ela diz exatamente isso. Estamos muito satisfeitos com essa conquista”.

Saiba mais

Considerado como uma das avaliações mais completas do País, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é realizado anualmente e leva em conta, segundo o site do INEP, a média dos resultados do Conceito Preliminar de Cursos do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, também relacionando a análise ao número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Faça um comentário

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, deixar cometário.
por favor, digite o seu nome