Prática oferece perigo para quem realiza o transporte e para as pessoas que transitam pelas ruas.


Por G1 MA

 

A prática é considerada um risco para quem transporta de maneira improvisada.
A prática é considerada um risco para quem transporta de maneira improvisada. (TV MIRANTE).

O transporte de botijões de gás em motocicletas está sendo fiscalizado na cidade de Imperatriz, a 626 km de São Luís. A prática é irregular quando não cumpre os pré-requisitos estabelecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ser considerado um risco muito grande para motoristas, pedestres e para quem transporta a mercadoria de forma improvisada.

Em Imperatriz, existem cerca de 120 postos de venda de gás de cozinha que na maioria dos casos também distribuem água mineral em galões. O cuidado no transporte é essencial, uma vez que, qualquer tipo de queda pode ocorrer um vazamento intenso no botijão causando uma explosão.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou o trabalho especial de fiscalização para que as motocicletas fora das regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sejam substituídas. De acordo com o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Trânsito, Victor Amorim, as blitz já estão com os cronogramas preparados para iniciar as fiscalizações no próximo mês. “Começamos a disponibilizar nos meios de comunicação como deve acontecer e de qual forma estaremos fiscalizando. Faremos um esforço conjunto com os órgãos de fiscalização para tentar aproximar a prática da Agência Nacional de Petróleo e de outros estados e munícipios.

Além dos triciclos, é permitido transportar os botijões em semirreboques e sidecars. A multa pelo descumprimento é de 193 reais e o motorista pode perder cinco pontos na carteira por ser considerada uma infração grave.

É permitido transportar os botijões em semirreboques e sidecars. (Foto: Reprodução/ TV Mirante )
É permitido transportar os botijões em semirreboques e sidecars. (Foto: Reprodução/ TV Mirante )

Faça um comentário

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, deixar cometário.
por favor, digite o seu nome