Açailândia, cidade vizinha a Imperatriz-MA , que surgiu de um povoado às margens da BR 010 (Belém – Brasília), pertenceu ao município imperatrizense até meados dos anos 1980. Aqui em uma rara fotografia do ano de 1976, que contempla a Feira do Mercado Municipal, local que ainda hoje continua com este mesmo movimento de pessoas e veículos. Foto: Museu Virtual de Imperatriz-MA

ASSALTOS

Aumentou sistematicamente o número de assaltos em todos os bairros de Açailândia. O principal alvo dos meliantes são celulares e motocicletas. Os celulares são vendidos por bagatelas ou trocados em ‘bocas de fumo’. As motocicletas, quando não são vendidas também por preços irrisórios, são desmanchadas e as peças trocadas por drogas.

VIOLÊNCIA

O pior nisso tudo é que os assaltantes estão cada vez mais violentos. Não bastassem levar o bem da vítima, ainda fazem ameaças de morte e muitos deles cumprem o que dizem atirando e até matando pessoas indefesas e surpresas com as atitudes dos bandidos.

MENORES

Outro dado interessante é o crescimento também de menores no crime. E são homens e mulheres que disputam os espaços criados no submundo. As meninas são vistas sempre as proximidades de seus ‘ídolos’, aqueles que comandam o tráfico ou que se mostram mais violentos nas madrugadas açailandenses.

TERMINAL

Mais uma vez registro aqui as reclamações daqueles que precisam viajar passando pelo Terminal Rodoviário de Açailândia, que é um misto de abrigo de mendigos e drogados e local onde as pessoas se dirigem para comprar suas passagens. Os bares funcionam 24 horas por dia e os bêbados ‘enchem o saco’ de famílias que são obrigadas a passar pelo local.

MENDICÂNCIA

Ir às agências bancárias de Açailândia tornou-se um problemão. As portas dos bancos estão tomadas de pedintes sujos, fedidos e famintos que abordam as pessoas querendo dinheiro sempre com a mesma frase: ‘estão desempregadas, precisam chegar à sua cidade e acabou o dinheiro. Estão dormindo na rua, três dias sem comer e não sabem o que fazer”.

SOCIAL

Esta é uma situação que já acendeu o sinal vermelho da sociedade, mas parece que permanece invisível aos olhos da administração pública que, ao que parece, não tomou ainda nenhuma providência. O número de homens e mulheres que perambulam dia e noite nas imediações das agências bancárias e terminal rodoviário é de responsabilidade da municipalidade. Por quê? Porque isso se tornou questão de saúde pública.

AÇÃO

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ofereceu Denúncia e ingressou com Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra Ildemar Gonçalves dos Santos (ex-prefeito de Açailândia), Sergiomar Santos de Assis (ex-secretário municipal de Educação) e Eli Coelho Marinho (empresário, sócio-proprietário da empresa Nova Empreendimentos e Construções) em razão de obras não executadas, superfaturamento e subcontratação de serviços. As manifestações ministeriais foram ajuizadas, em 20 de outubro, pela promotora de justiça Glauce Mara Lima Malheiros. (FONTE: MPMA).

PENALIDADES

Na Denúncia, o MPMA pediu a condenação de Ildemar Gonçalves dos Santos, Sergiomar Santos de Assis e Eli Coelho Marinho, conforme as penas previstas no art. 1º, do Decreto Lei nº 201/1967, somadas às sanções estabelecidas pelo artigo 29 do Código Penal, que podem resultar em três meses a três anos de prisão, mais perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular. (fONTE: MPMA).

WORKSHOP

Parabéns aos organizadores do 10º Workshop Empresarial de Açailândia. Foram três dias de muita movimentação na área de eventos com palestras, visitação aos estandes, demonstrações, praça de alimentação com música ao vivo e campeonatos de futebol virtual. Palestrantes de renomes marcaram presença, desfile de moda que chamou a atenção dos presentes e o povo que prestigiou toda a agenda. O Sebrae e todos os seus parceiros merecem nota altíssima.

NOVIDADE

A empresa JORGEQUADROS.COM está se instalando em Açailândia e já marcou presença no 10º Workshop lançando o Aplicativo SEU GUIA, uma agenda telefônica online que deve cadastrar centenas de empresas facilitando a vida de milhares de pessoas. Além, é claro, do lançamento deste site www.jqnoticias.com.br e de enveredar também pela representação de brindes e impressos.

Faça um comentário

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, deixar cometário.
por favor, digite o seu nome