Foto: Mapio

ABSURDO

Um problema que já poderia ter sido equacionado há bastante tempo, mas que as autoridades responsáveis fazem ‘vista grossa’: Na parte de cima da Praça da Bíblia, avenida Bernardo Saião, é uma rua estreita que mal dá para passar um veículo quando o estacionamento está completo. Pois bem, ainda há mão e contramão e mais absurdo ainda é caminhões passarem pelo local principalmente à noite quando há funcionamento de igrejas, lanchonetes. Quem vai dar uma resposta à população sobre este assunto?

CONQUISTA

Moradores da Comunidade Rural Conquista da Lagoa conquistaram literalmente a conquista (com o perdão do trocadilho) da titularidade de suas terras depois do empenho pessoal do prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira e do secretário Levilson Oliveira da pasta de Regulamentação Fundiária. De posse dos seus títulos, os pequenos produtores rurais poderão participar de programas como o Terra Legal e fazer investimentos em suas áreas com recursos financeiros.

PEQUIÁ

O prefeito Juscelino Oliveira também conseguiu depois de muitas investidas a titularidade dos lotes do Distrito do Pequiá. Localizado distante cerca de 15 km da sede do município. Uma luta de 40 anos, mas que chega ao fim com a vitória de todos. Agora, estes moradores terão a oportunidade de realmente dizerem que são proprietários de suas áreas e poderão, inclusive, fazer financiamentos bancários.

AGRICULTORES

Pequenos agricultores que tenham burlado a Lei de Crimes Ambientais (Lei.9605/1998), mas que fizeram isso para sua própria subsistência devem ser anistiados caso seja aprovado o Projeto de Lei do Senado da senadora Ângela Portela (PDT-RR) que está ‘prontinho’ para ser incluído na pauta a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

ENTENDIMENTO

A senadora entende que a caça de animais silvestres, o uso da madeira de lei para fazer carvão ou a própria extração de areia em área de preservação permanente no período entre 12 de fevereiro de 1998 e 1º de maio de 2014 e que são infrações com pena máxima de até dois anos de detenção cujos agricultores preencham os requisitos para serem registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo devem ser anistiados.

CLAREZA

O projeto deixa claro que as infrações anistiadas são as cometidas quando os agricultores de baixa renda estavam em estado de necessidade e tenham usado recursos naturais apenas para sua subsistência.

MARCONI

A Rádio Marconi FM está se preparando para lançar um pacote de novidades em sua programação já a partir de fevereiro. Pelo menos um novo programa e uma nova contratação vai atender uma categoria que está ‘esquecida’ na cidade e na região.

JULGAMENTO

O destino político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a ser definido na quarta-feira (24), em Porto Alegre, pelos três desembargadores que compõem a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4): João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus. A preocupação é com os manifestantes que estão ‘nervosos’ em todo o país.

PÊSAMES

Açailândia perdeu dois médicos pioneiros em menos de um mês. O primeiro Dr. Dalvadísio Santos e o segundo o Dr. Gerson Abreu. Ambos com histórias parecidas na área da medicina na cidade que adotaram para exercer suas profissões. Às suas famílias nossos pêsames.

CONCURSO

O concurso público para as vagas na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) registrou, até esta quinta-feira (18), às 15h, mais de 35 mil inscritos. Quem quiser concorrer a uma das mil vagas ofertadas no certame para a rede de saúde nas áreas médica, assistencial e administrativa deve se apressar. As inscrições terminam nesta segunda-feira (22), às 14h (horário oficial de Brasília), pelo site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br).

ESCURIDÃO

Os problemas estruturais de Açailândia são enormes apesar do trabalho realizado pela municipalidade. Mas, o que está atingindo diretamente a população é a escuridão em centenas de ruas da cidade. Pior que isso, é o aumento da preocupação de famílias inteiras que precisam sair à noite para escolas, igrejas, passeio em nossas praças, enfim. Quem poderá nos defender?

SISU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

 

Faça um comentário

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, deixar cometário.
por favor, digite o seu nome